provedor de internet

Check list para escolher um bom provedor de internet empresarial

Em tempos de Indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial, as empresas caminham para projetos que aliem sistemas de informática de ponta a máquinas e equipamentos. Além disso, a tecnologia vem sendo largamente usada para interpretar dados, seja de clientes, seja de performance própria. Nesse cenário, ter problemas com o provedor de internet é um verdadeiro tiro no pé. Afinal, é um gargalo básico demais na atualidade. Mesmo para companhias e negócios de menor porte, as falhas de conexão trazem inúmeras dores de cabeça: no sistema de cobrança, na produtividade, nas vendas etc.

Por essa razão, a escolha dos fornecedores deve ser vista como um passo estratégico. Desse modo, os gestores precisam aprender a selecionar esse tão importante serviço com critérios técnicos e financeiros. Quer saber como? Então veja neste post dicas interessantes para fechar um contrato com preço justo e alto nível de eficácia. Confira!

Pondere sobre a latência

A latência é o tempo que um bit (a menor unidade de dados na memória de um hardware) demora para cumprir a sua função depois de ser acionado. Ou seja, quando você envia um e-mail, o intervalo consumido entre a saída da mensagem e a chegada ao destinatário é a latência. Em outras palavras, podemos classificar a latência como um retardamento natural na transmissão de dados.

Por isso, verifique com as provedoras candidatas qual será a média desse “atraso”. Aliás, é importante que essa informação esteja bem clara no contrato.

Avalie o suporte técnico

Outro ponto importante ao optar por um provedor de internet é o suporte técnico. Infelizmente, em muitos casos, os fornecedores acabam deixando a desejar nesse quesito.

Desse modo, não abra mão de um atendimento técnico com aderência às suas necessidades e que seja humanizado. Possíveis intervenções para reestabelecer os serviços têm de ser sanadas rapidamente, sem muita burocracia. Dessa forma, os transtornos com o universo online cairão drasticamente.

Afora isso, procure saber se é feito um bom gerenciamento de rede, que opere de forma ininterrupta. Assim, certamente sua empresa dependerá bem menos de auxílio técnico, uma vez que as inconformidades serão bem menores. Como resultado, será simples assegurar um excelente desempenho e completa disponibilidade de acessos.

Pense sobre a velocidade

Para ter alta velocidade, prefira empresas com expertise na área e infraestrutura tecnológica. É interessante, por exemplo, que haja uma rede de IP híbrida entre fibra óptica e os rádios digitais. Passíveis de monitoramento a distância, essa estrutura heterogênea, dotada de equipamentos ultramodernos, assegura uma internet muito mais veloz para o tráfego de dados, seja por voz, seja por vídeo.

Além de rápida, sua internet precisa de proteção. Desse modo, certifique-se de que a prestadora esteja devidamente autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Outro ponto a ser analisado é sobre o IP, que é como se fosse um RG da internet. Cada computador tem um IP único. Toda vez que um acesso à rede mundial for feito, esse número, que deve ser fornecido pelo provedor de internet, será acionado para a permissão de uso.

Links dedicados

Mais um diferencial que pode pesar na balança de sua triagem em busca do provedor de internet são os links dedicados. Trata-se um serviço mais potente do que a banda larga comum (ligação à rede que possibilita a navegação ágil), isto é, com uma velocidade muitíssimo maior.

Nesse modelo de contratação, médias e grandes empresas podem ter uma garantia de banda de 99,7%, um bloco de IP/30 (que pode ser ampliado), além de latência de 4 milissegundos (ms), o que é considerado de altíssimo padrão.

Afora esses itens, também é importante levar em consideração o SLA de tempo (Service Level Agreement ou Acordo do Nível de Serviço). Na verdade, essa sigla representa o tempo médio para que o fornecedor traga soluções de assistência técnica. Existe o SLA de tempo, que acabamos de explicar, e também o geral, que traz dados mais completos sobre como será estruturada a prestação de serviços de um provedor de internet. As melhores marcas no mercado disponibilizam SLA de até quatro horas úteis para pacotes de links dedicados.

Reflita sobre o custo-benefício

Também é essencial, na hora de escolher o provedor de internet, estudar o custo-benefício, que é bem diferente de preço baixo. O valor precisa ser atraente, mas os serviços disponibilizados não podem deixar nada a desejar.

Por esse motivo, pergunte sobre a estrutura de cabos, sobre as redes de wireless e sobre a possibilidade de incluir no contrato alguns diferenciais. Compare valores, mas tome algumas precauções. Não é bom que apenas o tamanho da despesa defina a sua decisão.

Pode ser bem mais produtivo pechinchar em serviços ou em vantagens. Por exemplo: é possível adquirir links share (compartilhados) com garantia de 80% e links dedicados, como já explicamos, que alcançam 99,7% de eficiência.

Com isso, você pode pagar um preço justo, mas assegurar uma qualidade de alto nível, em conformidade com o que há de mais moderno no mercado. Ainda sobre o tema “preços”, tenha cuidado com as taxas extras. Algumas empresas acabam cobrando até mesmo pela aderência ao plano. Sendo assim, restrinja a sua pesquisa às empresas confiáveis, com sólida reputação no setor.

Exija flexibilidade

O mercado está muito volátil e, em função disso, as organizações têm de ser flexíveis para mudar conforme a oscilação do comportamento de seus consumidores. Nesse quadro, fuja dos pacotes engessados, incapazes de atender à sua demanda se ela for alterada em alguns meses.

Por esse motivo, o assunto “maleabilidade” também é crucial para essa seleção. Questione sobre a hipótese de aumentar ou reduzir seus serviços durante a vigência do contrato.

Como você deve ter percebido, encontrar um provedor de internet é um assunto sério, que deve passar por planejamento tático. Por outro lado, com alguma cautela, fazer essa escolha com sucesso não é nenhuma missão impossível. Mais uma boa notícia: estamos à sua disposição para ajudar você nessa importante decisão. Ficou com alguma dúvida? É só perguntar abaixo!

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *