teste de internet

4 Ferramentas para teste de internet

Quem faz uso constante da internet certamente já passou por alguma situação onde a estabilidade e a velocidade da conexão deixaram a desejar. Uma página que demora para carregar, um download que não termina nunca, entre outros, são alguns dos exemplos de problemas causados pela má conexão com a internet.

Nesses casos, a princípio, uma boa opção é realizar algum tipo de teste de internet, para averiguar a velocidade e a qualidade da sua conexão. Em resumo, é possível encontrar na rede uma série de ferramentas que realizam esse tipo de análise e, de certo modo, contribuem para que os usuários possam resolver esse problema.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e conheça 4 Ferramentas para teste de internet!

Saiba como funcionam algumas das ferramentas de teste

A utilização de ferramentas para teste de internet é fundamental para que os usuários possam garantir se a velocidade da conexão está de acordo com o contratado ou se está com algum problema que possa prejudicar a qualidade da navegação.

Pesquisando nos buscadores mais conhecidos, aliás, é possível encontrar vários exemplos dessas ferramentas. Entre elas, podemos destacar:

  • SpeedTest
  • Brasil Banda Larga
  • Fast
  • Velocímetro

Acompanhe na leitura um pouco mais sobre cada uma delas!

SpeedTest é uma das ferramentas mais conhecidas entre os usuários

A ferramenta SpeedTest é uma das mais populares. Para realizar o teste é preciso, antes de mais nada, conectar o computador à rede que será testada (WiFi, cabo, 3G ou 4G). Após a conexão, o usuário deve acessar o site do SpeedTest e clicar no botão Iniciar.

Essa ferramenta funciona, em resumo, como um medidor que avalia o tempo de resposta do Ping, que é um comando usado para realizar a medição de conexão entre equipamentos e velocidades de download e upload. Além disso, após a medição, a ferramenta apresenta os resultados obtidos.

Projeto da Anatel, Brasil Banda Larga verifica a velocidade da internet

A Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) possui um projeto conhecido como Brasil Banda Larga que, a princípio, tem como objetivo levar aos brasileiros usuários de internet a possibilidade de testar a velocidade da conexão e verificar se as operadoras estão entregando a quantidade de dados prometida em contrato.

Assim como o SpeedTest, os usuários devem acessar o site do Brasil Banda Larga e clicar no botão Iniciar Teste, para que a plataforma possa testar e apresentar os resultados da velocidade de download e upload da banda larga fixa. Além disso, o teste está disponível para Android e iOS.

Netflix disponibiliza a ferramenta Fast para testar a internet

Você sabia que até a Netflix oferece uma ferramenta gratuita para testar a velocidade da internet dos usuários? Afinal, a provedora de filmes e séries é conhecida porque o acesso é feito pela internet, logo, a qualidade da conexão e a velocidade são aspectos fundamentais para garantir uma boa experiência para os espectadores.

Quando os usuários acessam a plataforma do Fast, o teste de internet é iniciado automaticamente, gerando um diagnóstico sobre a velocidade e a qualidade da conexão com o computador. Além disso, é possível calcular a velocidade de conexão da internet conectada aos celulares Android e iOS.

Velocímetro analisa o comprometimento das operadoras

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor oferece aos consumidores uma ferramenta de teste de internet visando avaliar, antes de mais nada, o comprometimento das operadoras de conexão com a internet com seus clientes, garantindo que a velocidade da conexão contratada está sendo cumprida.

Assim, ao acessarem a plataforma Velocímetro, os usuários devem informar o estado e a cidade, o nome da operadora e a velocidade da internet contratada. Após informar os dados, basta clicar no botão Iniciar teste para que a ferramenta inicie a análise.

A sua internet está lenta? Saiba como melhorar esse problema!

Ao notar que a velocidade da sua conexão de internet não está compatível com o contratado com a operadora, o primeiro passo é consultar a empresa responsável e exigir que os seus direitos definidos em contrato sejam garantidos.

Além disso, é possível seguir algumas dicas para melhorar essa situação. Clique no link a seguir para conhecer 4 Ferramentas para melhorar a internet!

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *