o que é ramal de telefone

O que é ramal de telefone?

Um empreendedor que busca gerir seus negócios com efetividade certamente sabe o valor que tem um bom serviço de telefonia. Há um monte de recursos cuidadosamente pensados ​que vêm com esses sistemas para ajudar o seu negócio. E um desses recursos são os ramais.

Quanto mais a sua empresa cresce, mais funcionários ou departamentos são necessários dentro do negócio. Você precisará de uma forma de conectar todo mundo.

Os ramais telefônicos ajudam você a conectar todos os pontos da sua empresa de maneira eficaz e em conjunto.

Clientes e vários chamadores podem ser conectados diretamente a diferentes seções de sua organização, de acordo com sua necessidade.

Afinal, o que é um ramal?

Um ramal é um número interno curto atribuído a um funcionário, uma equipe de projeto ou um departamento.

Ou seja, ele é chamado assim, pois tira sua fonte do número principal da empresa. E ainda pode se estender a tantas subdivisões ou funcionários da sua empresa quanto possível.

Uma boa analogia para entender o que é ramal de telefone é tentar imaginar os diversos galhos de uma árvore.

Os galhos são os ramais e o tronco é a linha central de telefonia.

Se um cliente ou qualquer chamador desejar ligar para sua empresa à procura de um funcionário específico ou precisar dos serviços de uma divisão específica de sua empresa, ele poderá ser roteado automaticamente para o destino certo, sabendo qual ramal seguir.

Como funciona o ramal de telefone na prática?

Ramais são basicamente números de um a quatro dígitos que se estendem do seu número de telefone principal. Seu funcionamento é muito simples.

Digamos que Arthur e Belinda sejam funcionários da sua empresa e você atribua a eles os números de ramal 130 e 123, respectivamente.

Sempre que Arthur precisa ligar para Belinda, ele simplesmente disca 123, que é o ramal dela, e a ligação é feita.

O bom de ter um sistema de telefonia decente é que esses ramais não são limitados por localizações geográficas.

Isso é no sentido de que você pode ter diferentes filiais de sua empresa em diferentes locais e não há necessidade de um funcionário ter que adicionar outra extensão física para ligar para outros funcionários dentro da empresa.

Portanto, como sua empresa operará a partir de um único sistema telefônico, um funcionário – João, ligando para Maria, cuja extensão é de 140, só precisaria discar 140 para alcançá-la, mesmo que não estejam fisicamente na mesma área.

Quais são os benefícios de ter ramais?

Inegavelmente ramais são importantes para empresas com muitos funcionários ou subdivisões ou negócios que são orientados para o crescimento e expansão. Eles ajudam a gerenciar muitos usuários no sistema telefônico comercial.

Alguns benefícios em apostar nos ramais telefônicos são:

  • Seus clientes ganham a capacidade de chamar um determinado funcionário ou grupo diretamente discando o ramal;
  • Você pode ligar ou transferir uma chamada para um colega de trabalho tocando em um número interno curto. É importante para a colaboração em equipe, especialmente com colegas de equipe remotos e móveis;
  • Você pode criar equipes remotas de vendas, serviços ou engenharia com extensões comuns para melhor atendimento ao cliente;
  • Com os ramais, uma quantidade consideravelmente grande de tempo é economizada durante as comunicações.  A eficiência do tempo gera produtividade.

Os ramais e a comunicação da sua empresa

Assim, depois de entender o que é ramal de telefone, seu funcionamento e seus benefícios, também é fundamental destacar o seguinte: da mesma forma como qualquer outra ferramenta, quando mal utilizado ele pode trazer sérios problemas para seu negócio.

No caso dos ramais, a principal dificuldade que pode ser enfrentada está relacionada com a má comunicação entre as pessoas, o que por sinal, também é um dos maiores problemas de um sistema de telefonia em geral.

Lembre-se que um bom sistema deve agilizar e organizar a forma como você mantém todos conectados, funcionários e clientes.

Portanto, saber como resolver essas falhas de comunicação empresarial é fundamental para melhorar a performance do seu negócio.

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *