Mãos dando toque de comemoração em cima de uma mesa de escritório

Como aumentar a produtividade no trabalho

A maioria das pessoas reconhece que não possuem a devida produtividade no trabalho por dois motivos: maus hábitos que interferem no desempenho de trabalho e o fato das pessoas serem mais reativas do que proativas.

Nesses casos, a solução é simples. Podemos substituir nossos maus hábitos e padrões reativos por bons hábitos que nos tornarão proativos e se encarregarão de otimizar nossos próprios dias de trabalho. 

Confira 8 desses hábitos que você pode adotar para poder sair do escritório sabendo que realizou tudo o que pretendia naquele dia.

1 – Faça as tarefas difíceis primeiro

Especialistas em produtividade aconselham que você faça sua tarefa mais exigente logo de manhã.

Ignore e-mails, tome café da manhã, medite … O que você decidir fazer, garanta uma rotina matinal sólida que o prepara para um dia produtivo.

2 – Pare de tentar ser multitarefas

Nosso cérebro não foi desenvolvido para multitarefa, então pare de fazê-lo. É contraproducente e destrói a produtividade.

Pesquisas mostram que a produtividade pode cair até 40% quando você alterna entre tarefas.

Você pode começar a aumentar sua produtividade hoje simplesmente concentrando-se em uma tarefa de cada vez e dando tudo de si antes de passar para a próxima atividade.

3 – Crie uma lista de tarefas para o próximo dia

As listas de tarefas podem ser uma ótima ferramenta para produtividade.

Eles ajudam você a se organizar e manter o foco. E você provavelmente também ficará satisfeito ao marcar uma tarefa quando ela terminar.

Uma dica é fazer sua lista no final de cada dia útil ou na noite anterior.

Ao fazer isso, você não perderá tempo pela manhã quando estiver em seu estado de pico de produtividade.

4 – Faça intervalos regulares

Surpreendentemente, fazer intervalos regulares pode melhorar sua produtividade.

Os estudos mostram que se você estiver trabalhando em uma longa tarefa sem fazer uma pausa, seu desempenho será prejudicado.

Portanto, tente fazer pausas curtas e você verá uma melhora nos seus níveis de concentração.

5 – Limite o número de reuniões

Segundo um estudo, o trabalhador de escritório médio participa de 62 reuniões por mês e cerca de 37% de todas as reuniões são improdutivas.

Portanto, antes de organizar sua próxima reunião, pergunte-se se o resultado pode ser alcançado com mais eficiência por meio de alternativas como um bate-papo em grupo online ou uma ligação via PABX.

6 – Trabalhe com prazos

Quando temos um prazo a cumprir, geralmente somos mais focados e produtivos.

Os prazos realmente nos ajudam durante projetos, atribuindo a eles uma data tangível com a qual estamos comprometidos, em vez de permitir que a tarefa caia em um “limbo temporal”, onde pode ser menos provável que termine. 

7 – Verifique e-mails em momentos determinados

Desative as notificações para não se distrair sempre que um e-mail for enviado.

Verificar seus e-mails em horários definidos, e não quando eles forem enviados, permitirá que você faça mais.

Isso também pode ser aplicado às notificações por smartphone. Se você estiver trabalhando em uma tarefa importante, considere colocá-lo na gaveta. Isso evita se distrair com as conversas em grupo do WhatsApp etc.

8 – Planeje suas ligações

A menos que você esteja esperando uma ligação super importante, desligue o telefone quando estiver prestes a trabalhar em um projeto que precise de toda a sua atenção.

Se você estiver trabalhando em algo que não precisa de toda a sua atenção, fique à vontade para deixar o telefone ligado e atender chamadas.

Gerenciar suas ligações é um passo importante na busca por produtividade no trabalho. É isso que as grandes empresas estimulam seus funcionários a fazerem.

E se por acaso você também que fazer parte desse seleto grupo, recomendamos que você leia esse artigo sobre como você pode ser uma empresa do futuro, com um plano de internet e de telefonia de qualidade.

Vale a pena conferir.

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