Mulher em frente a uma janela falando ao telefone com fio

Saiba porque a internet não substitui as linhas telefônicas

À medida que o poder da Internet se tornar cada vez mais forte, a tendência é utilizar a web como principal canal de comunicação. Para muitas pessoas, o Skype já é o meio preferido de comunicação. Existem também outros aplicativos do tipo “hangout” de vídeo que também estão disponíveis.

A questão que enfrentamos agora é: a comunidade de desenvolvedores de aplicativos de software aproveitará tecnologias novas e emergentes nesse espaço para tornar nossas linhas telefônicas e smartphones completamente redundantes? 

A resposta é não! 

Seu smartphone e seu telefone de mesa permanecerão (por enquanto, pelo menos). 

Eis alguns dos motivos:

Custo

Enquanto alguns novos métodos de comunicação sem fio podem economizar dinheiro, os fiéis das linhas telefônicas não acreditam que uma troca seja justificada. 

Eles argumentam que dependendo da solução escolhida, o custo da implantação pode sobrepor facilmente as economias recuperadas por não ter uma linha física. 

Além disso, as tarifas telefônicas até podem ser mais baratas, mas nem sempre é esse o caso. 

Fazer chamadas para o exterior, por exemplo, ainda pode resultar em cobranças pesadas.

Segurança

A segurança é outro fator a ser considerado pelas pessoas antes de abandonar suas linhas telefônicas. 

É muito mais fácil para os hackers obter acesso a conversas em um telefone celular ou por Skype do que em uma linha telefônica tradicional. 

Algumas pessoas na linha de frente da tecnologia de comunicação acham que as preocupações com segurança podem impedir que muitas empresas se afastem totalmente dos telefones fixos.

Qualidade

A interferência também pode representar um problema, dependendo da qualidade da substituição do telefone fixo. 

Embora a qualidade do WiFi tenha melhorado significativamente, você ainda encontrará “áreas sem conexão” de vez em quando.

Nostalgia

Uma questão final que pode impedir o desaparecimento das linhas telefônicas é simplesmente nostalgia

Os empregadores que dispensam os telefones tradicionais costumam se arrepender quando vêem seus trabalhadores se afastando cada vez mais de suas mesas. 

A conveniência da comunicação sem fio pode facilmente ser uma distração. Imagine os vendedores conversando ao telefone, em vez de se concentrar em sua próxima venda. Isso com certeza impacta na produtividade da equipe.

Se os telefones fixos desaparecerem, os momentos em que você está sentado em sua mesa para concluir o trabalho do dia também podem desaparecer.

Onde as linhas telefônicas ainda são fundamentais?

As linhas analógicas têm outros usos que não são totalmente atendidos pelo digital, pelo menos ainda:

  • Máquinas de fax
  • Elevadores (telefones de emergência)
  • Alarmes
  • Acesso remoto ao seu PABX
  • Modems para acesso remoto
  • Chamadas de emergência

Você viu que mesmo com o crescimento da internet, as linhas telefônicas tradicionais ainda possuem o seu devido espaço. O que as grandes empresas estão fazendo é aliar o uso dessas duas tecnologias. Assim elas podem obter o maior número de benefícios.

E se por acaso você também que fazer parte desse seleto grupo, recomendamos que você leia esse artigo sobre como você pode ser uma empresa do futuro, com um plano de internet e de telefonia de qualidade.

Vale a pena conferir.

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *