Mesa de um escritório com papeis de desempenho e uma mão utilizando a calculadora

Economia empresarial: confira 5 dicas incríveis!

Com a concorrência cada vez mais acirrada, a retração da economia e impostos exorbitantes, a gestão virou quase que um malabarismo, não é mesmo? Afinal de contas, nesse contexto, a economia empresarial vale até mais do que o ouro.

No entanto, para conseguir reduzir os custos, são cruciais habilidades como o talento administrativo, a força de vontade e um jogo de cintura danado. Além disso, o desafio não é só cortar gastos, mas diminuir as despesas sem comprometer a qualidade e o posicionamento no mercado.

Por tudo isso, a economia empresarial deve ser uma meta permanente nas organizações, mesmo em tempos de vacas mais gordas. Em outras palavras, em crise ou não, ideias para favorecer o orçamento nunca são demais. Ficou com curiosidade? Então veja neste post nossas sugestões para melhorar a situação financeira. Confira!

1. Crie políticas para o uso moderado da eletricidade

A economia empresarial depende de um fluxo produtivo otimizado para que os custos não ultrapassem as previsões. Nesse cenário, além de mão de obra e insumos, fique de olho no consumo energético.

Desse modo, ao renovar o parque fabril, adquira máquinas com o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica). Esse timbre significa que o aparelho opera com o menor gasto de eletricidade possível.

Outra medida importante é providenciar as manutenções preventivas do maquinário dentro dos prazos. Quando isso não acontece, equipamentos desregulados podem puxar mais eletricidade do que deveriam.

Afora isso, faça campanhas para conscientizar os colaboradores: desligar as lâmpadas de dia, tirar os computadores da tomada ao sair e usar o ar-condicionado com critério.

2. Adote um software de gestão financeira

A economia empresarial requer um bom software de gestão financeira. Afinal de contas, você vai demorar mais tempo para tomar as decisões estratégicas se o time tiver que montar planilhas diariamente.

Com esses programas de informática, você controla até mesmo de forma remota todas as movimentações: contas a pagar e a receber, nos mínimos detalhes. Além disso, esses softwares emitem relatórios com muita velocidade e precisão. Por esse motivo, tal tecnologia é uma grande ferramenta das empresas do futuro.

3. Invista em pacotes com links de internet

A economia empresarial também pode ser reforçada com pacotes de links virtuais. Desse modo, a conexão fica mais estável e veloz. Assim, não haverá perdas com horas de funcionários que não conseguem trabalhar por causa da má qualidade do sinal de internet.

Além disso, a troca de documentos e arquivos fica mais consistente e protegida. Mais uma forma de reduzir os gastos com isso são os chamados links dedicados: eles são muito mais eficientes do que a banda larga comum. Assim, você diminui as despesas com TI e os prejuízos causados pelas quedas no acesso ao ambiente online.

Nesse contexto, as melhores fornecedoras desse tipo de atividade também dispõem de IP Fixo. Por essa razão, os gastos com provedores externos não serão mais necessários. A empresa contratante ganha ainda internet sem limites 24 horas, sem franquia de dados e ainda com suporte de especialistas. Desse jeito, as falhas na comunicação praticamente zeram, e você consegue isso a baixo custo.

4. Aproveite sistemas de telefonia e PABX IP

Outra estratégia para a economia empresarial é trocar a rede de telefonia comum por um com PABX IP. Com esse método, as contas de telefones, principalmente entre regiões distantes, têm uma queda incrível.

Esse mecanismo conta também com a URA (Unidade de Resposta Audível), um sistema inteligente que realiza atendimentos eletrônicos. Dessa forma, a URA encaminha chamadas, faz gravações de conversas e ainda guarda todo o conteúdo. Com ramais ilimitados e digitais, é um modo bem barato de unir as diferentes filiais de uma corporação. Além disso, é possível fazer conferências, o que pode contribuir para a queda nos desembolsos com passagens e hospedagens.

5. Desfrute de redes e servidores próprios

Caso você tenha necessidade de transmitir voz e arquivos de forma segura e em grande quantidade, uma boa solução é instalar rede de dados e de servidores. Nesse contexto, é viável ter uma economia empresarial mais significativa com pacotes que ofereçam o cabeamento estruturado.

De modo geral, essas redes provocam menos problemas, são mais fáceis de serem reativadas em caso de panes e também oferecem uma maior proteção dos arquivos.

Portanto, há muitas maneiras de conseguir uma consistente economia empresarial. Com criatividade e persistência, é possível obter êxito até nas situações mais difíceis. Quer saber mais? Então leia também nosso post sobre serviços que aumentam a performance financeira!

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *